Warning: Undefined array key "HTTP_REFERER" in /home4/dlmcon80/blog.dlmconsult.com.br/wp-content/themes/Divi-child/Divi-child.template#template on line 43
Escolha uma Página

A farmácia no mundo digital.

Que a tecnologia e mundo digital vem causando impacto em vários setores do varejo, isso nós já estamos cansados de saber, mas muito discutido recentemente e tendo um exponencial crescimento, vem sendo a digitalização do varejo magistral/farmacêutico.

Os meios tradicionais de varejo já estão em processo acelerado de digitalização, vem tomando conta de todas as plataformas digitais, o que é porta para uma expansão e visibilidade infinitamente maior que a manutenção apenas de lojas físicas, principalmente do nicho farmacêutico. 

Esse salto rumo à digitalização se intensificou ainda mais com a chegada da pandemia, a restrição de ir e vir em prol da saúde, levou o consumidor a explorar ainda mais o e-commerce, e a buscar outros segmentos também no digital, que anteriormente, ainda se mantinha um comportamento de compra mais presencial.

Em um curto espaço de tempo a necessidade de estar presente no meio digital se fez tão necessário, e tendo uma demanda absolutamente maior, não há dúvidas de que as farmácias também precisam acelerar sua digitalização; afinal quem não é visto não é lembrado.

Ainda hoje há quem relute para a atualização de seu negócio para o mundo online, mas não se trata apenas de um conservadorismo, mas de falta de informação e capacitação para atuar no digital. Lançar seu negócio numa plataforma digital envolve investimento, capacitação, estudos de logísticas de compras de mercadorias e entregas das mesmas, equipe preparada para atuar no meio e etc… Sabemos que as grandes franquias de drogarias já estão imersas no ambiente virtual faz tempo, mas nada se compara ao alto poder de investimentos que elas possuem, contra o farmacêutico local de uma cidade interiorana, por exemplo.

Como em qualquer segmento, a concorrência é agressiva, mas se acompanhar de alguma forma a movimentação social e principalmente as demandas do consumidor, faz parte do jogo, ou você pode oferecer, ou será trocado.

Se por um lado, para pequenas farmácias o investimento no meio digital pode ser uma questão delicada por conta do alto custo, por outro, se nota expressivo o retorno e quão vale a pena no ponto de vista financeiro a digitalização do negócio e a inclusão de um e-commerce, se bem desenvolvido e trabalhado, você pode ter um alcance de público incomparável com o público físico e o crescimento nas vendas se faz certeiro e fundamental no alcances de lucratividades maiores.