Warning: Undefined array key "HTTP_REFERER" in /home4/dlmcon80/blog.dlmconsult.com.br/wp-content/themes/Divi-child/Divi-child.template#template on line 43
Escolha uma Página

CFF aprova e regulamenta a telefarmácia no Brasil.

Na quinta-feira, dia 30 de junho de 2022, o CFF (conselho federal de farmácia) aprovou, com a maioria dos votos, a regulamentação da atividade de telefarmácia no Brasil em todo o território.

O tema já estava sendo discutido e analisado há um bom tempo, e com a pandemia e a necessidade de atividades remotas, a discussão tomou ainda mais força em nosso país. 

Naturalmente há ressalvas que precisam ser compreendidas, e a fiscalização se encarrega de fiscalizar a prática. O uso remoto se dá apenas à farmácias clínicas, e a atividade remota não se aplica sobre a responsabilidade técnica de estabelecimentos, onde obrigatoriamente o farmacêutico precisa estar presencialmente em suas dependências para exercer a atividade como tal.

Vale ressaltar, que o presidente do CFF, Walter Jorge João, deixa claro, que a decisão se toma em por melhorar o acesso de pacientes ao uso da farmácia clínica e que em nada a decisão pode abalar e comprometer a autoridade técnica desses profissionais em seu pleno exercício da função e dentro do ambiente de saúde onde também trabalha.

Um ponto imperativo para essa decisão, e muito solicitado pelo os profissionais da área farmacêutica, é que, a regulamentação do uso clínico da farmácia por pacientes que por algum motivo não podem se fazer presentes no estabelecimento, é promover a acessibilidade do serviço, a oportunidade de prestar efetiva assistência universal, de modo a não promover a exclusão de pessoas que por algum motivo, seja por dificuldade de locomoção, falta de transporte para tal, residir em áreas afastadas e de difícil acesso sejam prejudicadas em suas necessidades.